agua
Sua preservação e conservação são de fundamental importância para a garantia da sustentabilidade das gerações futuras.
Além da preservação ambiental, o ato de Conservar Água também implica benefícios econômicos, pois a redução da água consumida e, conseqüentemente, também do efluente gerado, reverte-se automaticamente em redução no valor das despesas de manutenção das edificações ao longo de sua vida útil.
Neste contexto, o GRUPO TAKAOKA, preocupado com a sustentabilidade de seus empreendimentos, vem, por meio deste documento, apresentar um Manual de práticas aplicáveis às residências do empreendimento “GÊNESIS I ” para a Conservação de Água.
Este Manual de práticas recomendadas tem a finalidade de subsidiar o proprietário no concernente à escolha de um Projeto de Sistemas Hidráulicos Prediais sob a ótica da Conservação, com a proposição de soluções racionalizadas que garantam um menor consumo de água e minimização da geração de efluentes, bem como fornecer ferramentas de controle para acompanhamento da execução e recebimento dos sistemas. Além disto, apresenta as características do Sistema de Gestão da Água a ser implementado na pósocupação, de modo a garantir índices de consumo apropriados ao longo da vida útil do imóvel.
Manual do Proprietário 5
• Água potável: água que atende ao padrão de potabilidade determinado pela Portaria do Ministério da Saúde MS 518/04;
• Aproveitamento de águas pluviais: uso da água de chuva para finalidades específicas, como lavagem de áreas externas, alimentação de bacias sanitárias, lavagem de veículos, entre outros;
• Conexão cruzada: qualquer ligação física por meio de peça, dispositivo ou outro arranjo que conecte duas tubulações, das quais uma conduz água potável e a outra água de qualidade desconhecida ou não potável;
• Desperdício: utilização excessiva de água para uma determinada finalidade. O desperdício de água