Agua
Para entender melhor a viscosidade precisamos conhecer melhor algumas variáveis que agem sobre ela.
1.1 Tensão de cisalhamento
Uma das variáveis é a tensão de cisalhamento, que é a força tangencial sobre a área na qual ela age.
ΔA→0
Esta tensão atua entre as camadas que são formadas pelos fluidos e dão origem as resistências e esta diretamente ligada a força de coesão das moléculas, resultante da ação das forças de atração.
1.2 Taxa de deformação
A taxa de deformação é definida como o gradiente de velocidade que é obtido através da derivada da velocidade entre as placas formadas pelos fluidos em relação ao tempo.
1.3 Definição de viscosidade
A viscosidade é definida como a resistência de um fluido à alteração de sua forma ou a resistência do mesmo aos movimentos internos, sendo eles movimentos intermoleculares. A viscosidade de um fluido é proporcional a sua resistência ao escoamento e a sua taxa de deformação; a Fluidez é o inverso da viscosidade, ou seja, é a capacidade que um fluido tem de escoar.
A viscosidade é responsável pela perda de energia que são associadas aos movimentos de transporte dos fluidos por dutos, canais e tubulações e alem disso, tem papel extremamente importante na geração de turbulência.
Os fluidos podem ser divididos em newtoninos e não-newtonianos (pseudopláticos ou dilatantes), esta diferenciação faz referencia a relação Tensão de cisalhamento x gradiente de velocidade, quando essa relação é diretamente proporcional o fluido é newtoniano, caso contrario o fluido é não-newtoniano.
A viscosidade de fluidos newtonianos são definidas através da divisão da tensão de cisalhamento pelo gradiente de velocidade.
Onde: * μ é a viscosidade * τ é a tensão de cisalhamento * dv/dt é o gradiente de velocidade
A viscosidade mantém uma relação de dependência com relação a temperatura no caso dos líquidos, podemos observar que a viscosidade do liquido decresce com o aumento da temperatura, e