agua
Proponentes: Rafaela Ribeiro, Rafael Moraes, Joane Vieira, Monalisa Gomes, Renata Alves e
Taíssa Abal.
Título: Filtragem da água.
Justificativa: A água é está em todos os meios de produção e consumo, por exemplo, uma lâmpada acesa durante uma hora consome 16 mil litros de água, 21 mil litros de água são necessários para se produzir 1 kg de café torrado, frente ao consumo que se eleva a cada ano, dados nos mostram que menos de 3% da água do mundo é água doce e que 2% estão concentrados em geleiras inacessíveis. Com isto, apenas 1% da água da Terra está disponível para o consumo humano.
Estima-se que ao redor do mundo 30 mil pessoas morram por dia devido a doenças relacionadas ao consumo de água contaminada, este número é particularmente alarmante para o Brasil, em que 80% dos casos de diarréia estão relacionados ao consumo de água e que possui níveis alarmantes de casos de cólera, hepatite e esquistossomose. A explicação para o grande número de casos de doenças relacionadas ao consumo de água se deve ao fato de que o Brasil possui cerca de três milhões de lares sem tratamento de água e seis milhões sem rede de esgoto.
Apesar do município de Duque de Caxias ocupar o posto de décimo quinto município mais rico do
País, encabeça a lista dos municípios com pior tratamento de água e esgoto, é a cidade com a segunda pior rede de coleta e tratamento de esgoto perdendo apenas para Porto Velho em
Rondônia, (Instituto Trata Brasil).
Mediante a isso, é preciso chamar a atenção das pessoas para a necessidade do consumo de água tratada, o uso consciente da água tratada e a preservação dos afluentes.
Objetivos: Conscientizar os participantes sobre a importância do consumo de água tratada, o conhecimento de diversas formas de tratamento, e formas artesanais de baixo custo para a obtenção de água potável. Há enfoque especial para o uso racional da água tratada e a diminuição da poluição