Agua
As disponibilidades hídricas desiguais por regiões e as concentrações urbanas, além de afetarem o consumo per capita fazem com que a qualidade da água para o consumo humano (água potável) se deteriore com o tempo, devido aos impactos provocados pelo homem, transformando-se numa das maiores questões ambientais do momento.
A inexistência de sistemas eficazes de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgotos produz impactos, visivelmente negativos, na qualidade ambiental de muitos mananciais, além dos impactos na saúde de populações expostas à poluição e dos custos ambientais que serão contabilizados no futuro.
A poluição das águas é alarmante! Para se ter uma idéia da gravidade da situação, o BANCO MUNDIAL (2000) publicou que mais de 60% do esgoto urbano do Brasil, é lançado, sem qualquer tratamento, nos cursos d’água.
Diante desse quadro preocupante, a água não pode ser tratada de maneira distanciada do homem, da sociedade e da educação ambiental, haja vista que as preocupações com o lixo, com o esgoto, com os rios, com as indústrias que se instalam sem estrutura adequada, com as doenças decorrentes do uso de água poluída crescem cada vez mais e atingem uma grande parcela da população. 1.1. A ESTRUTURA MOLECULAR DA ÁGUA: A importância da água para a vida provém das suas características físicas e químicas que por sua vez resultam da sua estrutura molecular.