Agua 2
Quando bebemos um copo de água, não imaginamos que já foi utilizada milhares de vezes, pois a quantidade de água na Terra é sempre a mesma e a água que passa pela tubulação das casas já existia há milhões de anos. O fato de podermos reutilizar a mesma água está relacionado com um ciclo constante na natureza. Dessa forma, a água presente na superfície terrestre, em rios, lagos e mares, sofre um processo de evaporação devido ao calor do Sol e passa para o ar.
Ao se converter em vapor, a água se encontra em estado gasoso e, quando a temperatura baixa um pouco, vai se transformando em minúsculas gotas que se unem e formam nuvens. Quando as nuvens alcançam uma determinada concentração, essas gotas não podem se
Ciclo
Um ciclo é seqüência de fases pelas quais passa um determinado fenômeno até que se repita a fase inicial. A água que cai na terra tem vários destinos: infiltra-se em terrenos permeáveis e, quando alcança as camadas impermeáveis, forma lençóis de água subterrâneos; desce montanhas, formando rios; se armazena em lagos e no mar.
Terreno permeável O terreno permeável é aquele que a água consegue atravessar, afundandose nele.
Os seres vivos também participam no ciclo da água: liberam na atmosfera água em forma de vapor através da respiração e
Transpiração assim como através transpiração, do A suor e da urina. transpiração é o fenômeno pelo qual os vegetais
liberam no meio ambiente, através das folhas, parte da água que possuem no organismo. A transpiração aumenta com a temperatura do ambiente. Nos seres humanos e nos outros animais, a transpiração é a eliminação do suor através dos
Ciclo da água
Como vimos, a água está se transformando o tempo todo. As águas dos oceanos, lagos e rios, que estão no estado líquido, evaporam e se transformam em vapor de água, que se mistura ao ar, tornando-o mais úmido. O vapor de água que se encontra no ar, quando esfria, se condensa e se transforma em gotículas de água, ou seja, água no estado líquido.
São