Fichamento Marx45

634 palavras 3 páginas
Texto: LESSA, S; TONET, I. (2008) Introdução à Filosofia de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 1ª ed. 2ª tir. 2009, p-81-100.
Tema principal: Introdução ao materialismo histórico-dialético de Marx, a partir da crítica e explicação do movimento da democracia e estado burguês e dos fundamentos sociais da alienação.
Síntese:
Lessa e Tonet (2009) – nos capítulos A política e o Estado democrático; Os fundamentos sociais da alienação; e Alienação e capital: O trabalho alienado – fazem uma introdução ao materialismo histórico-dialético de Marx, explicando o papel da democracia, do estado burguês e da alienação, como ferramentas de manutenção do acumulo de capital por parte daqueles que detém o meio de produção.
Como explicam os autores, as contradições do sistema capitalista se revelam pela lacuna entre a produção social da riqueza e a apropriação privada dessa mesma. Como parte da essência da sociedade burguesa madura é a manutenção do acúmulo privado de riqueza – e de sua supremacia político-social e cultural –, o sistema econômico que rege a sociedade, defenderá esses interesses, o que gerará aumento de exploração e desigualdade social, além do aumento do controle sobre a força de trabalho. Nesse cenário, portanto, as necessidades que impulsionam as prévias-ideações, e, portanto, o trabalho humano, não são mais necessidades singulares, mas necessidades que brotam da dinâmica reprodutiva do capital, fazendo com que a reprodução social dos indivíduos e da totalidade social esteja a serviço dos interesses particulares da burguesia. A condição de desigualdade que a sociedade capitalista cria faz com que a vida cotidiana seja marcada pela disputa, pela luta de classes, caso não seja ocultada seus mecanismos e interesses.
A fim de controlar essas contradições sociais e evitar o perigo da desorganização da produção e rompimento da acumulação capitalista, os detentores do poder impõem um modelo sob o qual as pessoas irão obedecer às vontades do capital: a democracia

Relacionados