Agrupamentos humanos
Os agrupamentos sociais são de grande importância para o ser humano, já que ele é o ponto de partida para a socialização do individuo com seus semelhantes. Os grupos podem ser classificados quanto à Origem, podendo ser espontâneos, quando não tem um motivo ou objetivo discutido previamente por seus integrantes, um exemplo é a multidão. Eles também podem ser contratuais ou voluntários quando são criados com a intenção de atender a um interesse comum, possuindo regras que regulamentam seu funcionamento, exemplo grupos educacionais.
Já em relação à Duração, podem ser acidentais ou periódicos, já que se formam de maneira acidental, em consequência de diferentes motivos, se desfazendo em pouco tempo, exemplo multidão. Existe ainda os permanentes ou contínuos, se caracterizam por terem estabilidade e serem de longa duração, exemplo a família.
Os grupos também podem ser classificados quanto à Estrutura, sendo difusos, onde não há presença de um regulamento. É organizado a partir de padrões de comportamentos e distribuição simples de autoridade e submissão, exemplo grupo de amigos. Podem ser também organizados, segue a regras previamente estabelecidas em regimentos, estatutos e leis, exemplo sindicatos.
Os três fatores não são exclusivos, eles podem ser encontrados juntos em um mesmo agrupamento. Exemplo: a escola é grupo contratual ou voluntário, permanente ou contínuo, e organizado.
LOCALIZAÇÃO DA CULTURA
Os fatos que constituem a cultura são encontrados no espaço e no tempo, e classificados em:
Interorgânica: inserida dentro dos organismos humanos (crenças, emoções, atitudes);
Interorgânica: presente nos processos de interação social entre os indivíduos; Extra orgânica: dentro de objetos materiais (machados, fábricas, vasos de cerâmica) presentes fora dos organismos humanos, porém dentro dos padrões existentes de interação social.
Para o autor, qualquer elemento, seja ele crença, ato ou objeto, precisa ser considerado