Agrotóxicos e transgênicos: solução ou problema à saúde humana ambiental?
O objetivo deste estudo através de analises dos avanços e das conseqüências dos riscos dos agrotóxicos e os transgênicos para o meio ambiente e para o homem. A agricultura no Brasil vem se desenvolvendo a partir das dimensões econômica política e ambiental que vão interligando-se. No Brasil a agricultura vem se apresentando crescimento de produtividade significativa através das tecnologias que gera problemas com a saúde humana e ambiental.
A absorção de tecnologias nos processos de produção no campo tem como objetivo programar formas de aumentar a produção agrícola com a intuição de obter alimentos com maior facilidade agricultável mais nutriente ou comercialmente mais sustentável. Os agrotóxicos devido ao seu aumento de consumo é o responsável pela contaminação ambiental e prejudicial aos trabalhadores no campo.
Soluções para a Saúde, o meio ambiente ou a produção agrícola?
O DDT foi o primeiro defensivo agrícola descoberto e o precursor dos inseticidas e da agricultura química. com a segunda guerra diversos agrotóxicos foram desenvolvido. O agrotóxico foi responsável pelo aumento da produção agrícola em maior parte do mundo, por diminuir as percas causada pelos insetos e plantas daninhas.
A soja transgênica através da biotecnologia possui uma proteção incorporada onde em contato com o fungicida se torna resistente conhecida como soja RR. E o milho Bt que possui uma bactéria prejudicial aos insetos que danifica as células do seu organismo. Essa tecnologia esta sendo de grande importância para o desenvolvimento da agricultura.
Alguns outros tipos de transgênico proporcionam a planta melhor qualidade nutritiva e outros transgênicos fazem da planta uma fabrica de vacinas.
Contraposições as tecnologias
Ha algum tempo atrás era inquestionável a idéia de que sem o uso de agrotóxicos a produção de alimentos seria insuficiente e inviável. Culpavam-se os agricultores pelo uso incorreto de produtos químicos e como conseqüência a