Agronomia
Justificativa: Com o crescente mercado agrícola e a demanda por produtos oriundos da agricultura, vem surgindo a necessidade da utilização de técnicas adequadas para garantir uma produção maior e deboa qualidade. Com profissionais qualificados, produzindo frutas de boa aceitação no mercado, visando desenvolver um projeto economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente correto.
Recursos humanos: O projeto contará com a participação de profissionais do ramo da agronomia, sendo responsáveis pela disseminação da pesquisa científica e técnicas adequadas às culturas a serem implantadas, como manejo e preparação de solo, espaçamento, escolha e formulação de fertilizantes a serem utilizados, prevenção e controle de pragas, doenças e plantas daninhas, colheita, armazenamento, transporte, além do setor administrativo.
Premissas: Adquirir uma propriedade rural com 50 hectares para iniciar um negócio no ramo da fruticultura; Implantar 15 Há de aipim, 3 Há de mandioca, 10 Há de banana consorciado com mandioca, 5 Há de abacaxi; disponibilizar 3 Há para as construções e instalações rurais e 15 Há para área de proteção ambiental. Garantir a sustentabilidade para continuar no mercado hortifrúti com renda média mensal de R$ 20.000,00
Análise de mercado:
1. Clientes » A produção agrícola pode ser entregue diretamente ao consumidor final ou via cooperativa dos produtores de frutas do sul da Bahia.
2. Concorrentes »Como a comercialização via cooperativa possui um preço mais justo, não haverá competição entre os produtores, e os intermediários serão afastados do mercado, desenvolvendo assim um sistema onde todas as partes são beneficiadas.
3. Fornecedores » Os insumos necessários para a produção serão comprados em casas de produtos da região, ou diretamente na fábrica quando necessitar de quantidades maiores.
Plano de marketing:
• Principais produtos
• Preço
• Estratégias promocionais
• Estrutura de comercialização