agronomia
Os nutrientes que estão no solo em formas iônicas, deve ter o contato com o sistema radicular para poder ser absorvido. Sendo que os processos para ocorrer o contato é a interceptação radicular, fluxo em massa e difusão:
Na Interceptação Radicular a raiz tem que crescer até chegar no nutrientes, assim entrando em contato direto com os nutrientes a ser absorvido.
No Fluxo em Massa a agua empurra os nutrientes até a planta, de uma região de maior potencial de agua para menor.
Na difusão ocorre o movimento do nutriente de um ponto de maior concentração para menor concentração, sendo necessária a transpiração. É o processo de contato do K e P do solo com as raízes
A absorção de íons depende de fatores internos e externos. Os internos são os fatores intrínsecos a planta, e os externos são os fatores do meio. E o transporte é por simplasto que entra na célula e por apoplasto que não entra na célula.
As micorrizas melhora a absorção da planta. A disponibilidade dos nutrientes depende do pH, umidade, matéria orgânica, aeração, e entre outros fatores.
CAMINHO DO NUTRIENTE ATÉ A FOLHA:
A agua se desloca pela folha pelo fato das células do mesofilo estar hipertônicas em relação ao xilema.
Sem a presença do conteúdo celular não é possível criar obstáculos ao movimento da coluna de agua, assim facilitando a adesão e a coesão.
O contado do nutriente e a folha é feito através da adubação foliar. Para ser absorvidos a duas barreiras, a da epiderme e a plasmalema e tonoplasto.
REDISTRIBUIÇÃO:
No floema é transportado os fotossintetizados, solutos e nutrientes, assim fazendo a redistribuição da planta. Nas folhas as ramificações do xilema se encontrando em contato com a parede celular do mesofilo e os nutrientes passam para o citoplasma por transporte ativo.
O principal componente no floema é a sacarose. O K é o que possui a maior concentração e Ca a menor, o N é transportado da parte aérea para a raízes.
O grau de