agronomia
2.1.4 Função
Atua como centro de armazenamento, transformação, empacotamento e remessa de substancias na célula. Muitas das substâncias que passam pelo aparelho de Golgi, serão eliminadas da célula, indo atuar em diferentes partes do organismo. É o que ocorre, com as enzimas digestivas produzidas e eliminadas pelas células de diversos órgãos, estômago, intestino, pâncreas, entre outros. Outras substâncias, tais como o muco que lubrifica as superfícies internas do nosso corpo, também são processadas e eliminadas pelo aparalho de Golgi, assim o principal papel dessa estrutura citoplasmática é a eliminação de substancias que atuam fora da célula, processo genericamente denominado secreção celular.
As enzimas digestivas do pâncreas são exemplo de enzimas produzidos no RER e levadas até as bolsas do Complexo de Golgi, onde são empacotadas em pequenas bolsas, que de desprendem dos dictiossomos e se acumulam em um dos pólos da célula pancreática. A produção de enzimas digestivas pelo pâncreas é apenas um entre muitos exemplos do papel do Complexo de Golgi nos processos de secreção celular.
A formação do Acrossomo do Espermatozoide é uma bolsa de enzimas digestivas do espermatozoide maduro, que irão perfurar as membranas do óvulo e permitir a fecundação.
Formação da Lamela Média em Células Vegetais é a primeira membrana que separa duas células recém-originadas da divisão celular, os dictiossomos acumulam o pollissacaridio pectina, que é eliminado entre as células irmãs recém formadas, constituindo a primeira separação entre elas e mais tarde, a lâmina que as mantém unidas.
O muco é uma substância processadas e eliminadas