agronomia
Pratylenchus brachyurus.
RICARDO PIASSA ; MARIA AMELIA DOS SANTOS
1
Introdução
Os nematóides das lesões pertencentes ao gênero Pratylenchus são parasitos comuns de plantas em todo o mundo. São considerados, depois dos nematóides causadores de galhas
(Meloidogyne spp.), como os parasitos que causam maiores perdas econômicas na agricultura mundial. Invadem o parênquima cortical das raízes, produzindo extensas áreas necróticas e causando redução no desenvolvimento da planta . Pratylenchus brachyurus é um nematóide que ocorre com elevada freqüência em culturas importantes do Brasil, como soja, café, canade-açúcar, algodão, batata, entre outras.
Pratylenchus brachyurus é endoparasito migrador que causa redução no sistema radicular e, como resultado das atividades de penetração e alimentação, lesões pequenas de coloração escura que podem ser visualizadas no interior das raízes. Os sintomas podem ser agravados na presença de fungos causadores de podridões radiculares (ZAMBOLIM, 1998).
O presente trabalho teve como objetivo avaliar a hospedabilidade de diferentes híbridos de girassol.
2
Material e Métodos
O ensaio foi conduzido em casa de vegetação do Instituto de Ciências Agrárias da
Universidade Federal de Uberlândia no período de julho de 2009 a setembro de 2009.
As sementes de girassol foram semeadas em vasos plásticos de 1,5L, contendo uma mistura de areia e terra na proporção de 2:1, sendo a mesma tratada pela exposição à radiação solar, durante 30 dias, com revolvimento semanal . Foram colocadas cinco sementes em cada vaso, a uma profundidade de aproximadamente 4 centímetros. Após 15 dias foi realizado o desbaste, deixando apenas uma planta por vaso. A unidade experimental foi constituída pelo vaso. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com 13 tratamentos ( 12 hibridos de girassol e o quiabeiro como padrão de suscetibilidade ) e 6 repetições.
Para o preparo