AGRONEGÓCIO COOPERATIVO
1. Descreva as diferenças entre uma firma de capital e uma cooperativa. Faça um paralelo delas e comente as principais dificuldades de gestão e as principais vantagens de cada uma destas organizações empresariais.
R: Uma das principais diferenças entre as duas é o objetivo delas: na cooperativa ela busca a máxima eficiência produtiva, enquanto a de capital buscará o máximo lucro. Outra característica diz respeito a gestão sobre as decisões, que na empresa de capital é proporcional a quantidade de ações dos membros, enquanto na cooperativa é dada por um voto pra cada cooperado. Outra característica diz respeito a característica de possuir uma identidade autônoma e independente dos membros, que a cooperativa não possui e a empresa de capital sim.
As principais dificuldades relacionadas a gestão das cooperativas estão relacionadas as relações cooperado x administração, em que os objetivos de ambos podem ser tornar conflitantes. Pode-se também, pela característica da cooperativa ser formada por corpo de funcionários/administradores formado de cooperados, existir um despreparo administrativo. Outro fator diz respeito as relações contratuais, onde o mesmo membro pode ser contratado e contratante.
As vantagens da cooperativa frente a empresa de capital dizem respeito as eficiências sociais proporcionadas por esse, onde a própria cooperativa trará um retorno social/econômico mais favorável ao produtor e este será recompensado diretamente por seu trabalho, trazendo assim uma maior satisfação a esse.
2. Considerando uma situação de mercado de monopólio, em determinada região, como uma cooperativa recém-instalada deveria proceder para estabelecer seu nível de preço? Comente os prós e contras de cada uma das situações possíveis.
R: Nesse caso, segundo a literatura, a empresa cooperativa deveria fixar seu preço, buscando minimizar seu custo e o menor preço possível ao cooperado, dessa maneira o custo marginal é igual ao custo médio