a importancia do jogo na educação infantil
Os jogos constituíram sempre uma forma de atividade do ser humano, tanto no sentido de recrear e de educar ao mesmo tempo. A relação entre o jogo e a educação são antigas e defendidas por muito estudiosos do desenvolvimento humano, como o renomado psicólogo Jean Piaget.
Jean Piaget a partir de sua teoria do desenvolvimento, considerou o jogo como fator imprescindível na formação biopsicossial da criança.
Neste trabalho abordaremos este tema “A importância dos jogos na Educação Infantil, segundo Piaget”. Piaget e as teorias do desenvolvimento.
Jean Piaget foi um grande psicólogo que dedicou sua vida e pesquisas no estudo do desenvolvimento humano, principalmente na fase infantil. Ele afirma que o desenvolvimento humano passa por várias fases onde o indivíduo tenta equilibrar-se com o ambiente para se adaptar a ele e que nenhuma atividade mental pode estar separada do desenvolvimento biológico do indivíduo.
Essa adaptação ocorre em duas operações feitas pela criança, são elas:
Assimilação: quando a criança tem novas experiências, seja vendo ou ouvindo coisas novas, ela tenta adaptar(assimilar) esses novos estímulos às estruturas cognitivas e esquemas que já possui ou conhece.
Acomodação: quando a criança consegue separar todas essas novas experiências classificando-as cada uma como única, cada uma como um esquema diferente.
Piaget também classificou as diversas fases do desenvolvimento da criança em quatro etapas:
Sensório-motor (0 a 2 anos) – onde a criança interage com o mundo exterior através da sua percepção e de movimentos.
Pré-operatório (2 a 6 anos) – marcada principalmente pela descoberta da linguagem, capacidade de trabalhar com representação e o egocentrismo da criança.
Operatório concreto (6 a 12 anos) – quando a criança passa a realizar operações mentalmente e não mais apenas através de ações sensório-motoras. Consegue resolver situações problema, porém sem ainda ter noção de reversibilidade.
Operatório formal (12 anos em