Agroecologia
Relatório da aula prática de Fundamentos de Solo I
Cruz das Almas - BA
2013
Gleice Santos Cerqueira e Reginaldo Conceição Santos
Relatório da aula prática de Fundamentos de Solo I
Relatório da aula prática da disciplina Fundamentos de Solo I, ministrada pela Professora Thais Emanuelle sobre a textura do solo.
Introdução
Relatório da aula prática de Fundamentos de Solo I, realizada no laboratório de Física do Solo, com o objetivo de calcular a quantidade de areia, silte e argila que são componentes sólidos presentes no solo, formando sua textura. De acordo com Botelho da Costa ( 2004, p. 54) : “ Por textura de um horizonte ou camada de um dado solo, entende-se a proporção relativa, em tal horizonte ou camadas de lotes constituídas por partículas minerais de dimensões compreendidas entre certos limites. Para definição de classes de textura consideram-se diversos lotes da chamada terra fina, que passa por um crivo com orifícios de 2 mm de diâmetro. A proporção, em relação ao total, dos minerais primários e / ou fragmentos de rocha com maiores dimensões que ficam retidos no mesmo crivo- designados em conjunto por elementos grosseiros- pode considerar-se para completar a designação da textura”.
Objetivo
Calcular a quantidade de areia, silte e argila encontrada nas amostras de solo.
Metodologia
No dia 09/10/2013, às 10:00 horas no laboratório de Física do Solo na UFRB, realizou-se procedimentos com o solo, tendo a finalidade de calcular a quantidade de seus componentes.
Resultados e discussões
1- Peneirou-se o solo, passando em peneira de 2 mm;
2- Pesou-se 50g do solo peneirado;
3- Colocou-se para agitar com 300 ml de água mais 10 ml de Hidróxido de Sódio com uma pipeta