Agroecologia
A agricultura de base ecológica a cada dia vem se consolidando como o grande paradigma para a agricultura sustentável.
Atualmente os agricultores do Território de Irecê estão demonstrando que querem mudanças com relação a forma de condução de suas propriedades.
Hoje o território, encontra-se com grandes áreas devastadas, com desmatamento e com graves processos de erosão e compactação de solos.
A água cada dia no território, vem diminuindo e um dos importantes afluente do Rio São Francisco presente no território de Irecê que é o Rio Verde, está praticamente morto.
A EBDA vem a cada dia intensificando suas atividades, seguindo o plano nacional de ATER, que preconiza ações relacionadas e apoiadas nos princípios da Agroecologia, objetivando o desenvolvimento de uma agricultura sustentável, contribuindo com a permanência do homem do campo em seu lugar de origem, ou seja ,praticando agricultura com maior nível de autonomia.
Estamos nesta caminhada por uma agricultura sustentável, juntamente com todos colegas da EBDA do Território de Irecê e de outros territórios, pois precisamos ser solidários com os nossos agricultores.
Proferimos várias palestras de agroecologia e vários cursos para os agricultores familiares e técnicos. Recentemente, venho da 4º Conferencia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional que ocorreu em Salvador, no período de 7 a 10 de novembro de 2011. Nesta ocasião, tivemos a oportunidade de discutir a Segurança Alimentar e Nutricional do Brasil.
Na realidade, com essa pequena introdução, gostaria de informar que teremos a oportunidade de apresentar o nosso trabalho de agroecologia desenvolvido no Território de Irecê, no Congresso Brasileiro de Agroecologia que ocorrerá em Fortaleza.
O tema do trabalho é "Relato de Experiência em ATER
Agroecológica para os Agricultores Familiares do Território de Irecê." O nosso simples trabalho já vem conquistando visibilidade e todos os resultados