agroecologia
Quando se fala em produção de alimentos, muitas são as alternativas e discussões colocadas em pauta e debate sobre esse assunto, logo se fala também em quais modelos e técnicas podem ser utilizados e aplicados para uma melhor produção agronômica e florestal, e com isso se vê a importância de avaliar quais alternativas pode gerar mais recursos e subsídios para o pais. A pratica do modelo agroecologico será abordada neste tema, especificando como essa técnica agroecológica permitir desempenhar seu papel dentro da agricultura e ao mesmo tempo desempenhar uma política de uso voltada para a conservação do meio ambiente, resaltando que para alcançar uma boa pratica de plantio, não bastam apenas termos grandes insumos e tecnologias a nosso favor, temos que esta ciente que essas praticas dependem totalmente de um meio ambiente equilibrado. Vários estudos comprovam que um ambiente mal utilizado mostrara resultados negativos, seus limites de extração não devem ser ultrapassados, pois praticas errada desencadearão alguns problemas de degradação ambiental, afetando toda a cadeia produtiva humana, animal e vegetal, por estarem sim já comprovados que essas cadeias estão totalmente interligadas umas com as outras.
Agroecologia
A agro ecologia surgiu na década de 1970, ela é uma ciência que busca o entendimento do funcionamento de agroecossistemas complexos, tendo como princípio a conservação e a ampliação da biodiversidade dos sistemas agrícolas como base para produzir auto-regulação e consequentemente sustentabilidade do mesmo, não deve ser entendida como uma pratica agrícola, pois ela adota como princípios básicos a menor dependência possível de insumos externos e a conservação dos recursos naturais, esse sistema procura maximizar a reciclagem de energia e nutrientes, como forma de minimizar a perda destes recursos.
Segundo Altieri (1998, p. 18-19): a produção sustentável em um agroecossistema deriva do equilíbrio entre plantas, solos,