Agricultura em Pernambuco
Vicência, 16 de julho de 2014.
Agricultura Agricultura é um termo que remete para arte de cultivar os campos, representando também o trabalho e técnicas usadas para a obtenção dos produtos agrícolas. Um país é dividido em três categorias, a agricultura, juntamente com a silvicultura, a pecuária e a pesca constituem o setor primário da economia. Apesar disso, nos últimos dois séculos, e principalmente nas sociedades mais industrializadas, tem se verificado uma redução do número de indivíduos que se dedicam à agricultura. Isso pode ser explicado pelo fenômeno de migração para as cidades. Apesar disso, os avanços tecnológicos permitem a produção de mais bens agrícolas com menos pessoas trabalhando nessa área. Rendimentos agrícolas são bastante flutuantes de acordo com ciclos econômicos, o que implica uma intervenção constante dos estados relativamente aos preços agrícolas.
Agricultura no Brasil
Considerado por muitas pessoas como o celeiro do mundo, o Brasil é um dos maiores produtores agrícolas do mundo, sendo que os principais produtos são cana-de-açúcar, café, soja e milho. A agricultura é uma das principais bases da economia do Brasil, onde em 2008 foram produzidas mais de 145 milhões de toneladas de grãos. Em Julho de 2013, dos 41 mil postos de trabalho criados pelo Brasil, 18 mil foram gerados na área da agricultura.
Agricultura em Pernambuco O estado se destacou muito na agricultura desde o período colonial brasileiro, no qual a região da zona da mata foi utilizada para plantio de cana-de-açúcar e algodão. Atualmente a cana-de-açúcar ainda tem representatividade na sua economia, porém, com o bom momento econômico que o estado passa, a tendência é de que a cada dia ela perca espaço na economia estadual.
No sertão No sertão do estado, região onde apresenta uma agricultura