acreditação hospitalar
BACABAL, 23 DE SETEMBRO DE 2014
NOME: GUSTAVO FERREIRA DE OLIVEIRA
PROFESSORA: ARLETE
SERIE: 5º ANO B
TRABALHO DE GEOGRAFIA
Bacabal – MA
2014
ATIVIDADES ECONOMICAS DA REGIÃO NORDESTE
1 – AGRICULTURA
O nordeste do Brasil tem o maior número de estados do país, são eles: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Falando da agricultura da região, a cana-de-açúcar é o principal produto agrícola, produzido principalmente por Alagoas, Pernambuco e Paraíba. Mas existem outras culturas importantes como os plantios de soja, na Bahia, Maranhão e Piauí, o algodão, na Bahia, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, o tabaco, em Alagoas e na Bahia, e o caju, no Piauí, Paraíba e Ceará. Além disso, a região nordeste também produz uvas finas, manga, melão, acerola e outros frutos para consumo interno e exportação. E os plantios de Cacau acontecem majoritariamente em Ilhéus e Itabuna.
Projetos de irrigação viabilizaram o avanço da agricultura no sertão do nordeste, castigado pela estiagem. A fruticultura para exportação e produção de vinho está presente na área em torno de Petrolina, Pernambuco, e em Juazeiro, na Bahia.
Já no semiárido do nordeste, a agricultura é basicamente de subsistência.
2 – EXTRATIVISMO
No setor de extração, o Nordeste se destaca na produção de petróleo, e gás natural, produzidos na Bahia, Sergipe e Rio Grande do Norte, Piauí e Ceará. Na Bahia é explorado no litoral e na plataforma continental.
O Rio Grande do Norte produz 95% do sal marinho consumido no Brasil. Pernambuco é responsável por 95% do total do gesso brasileiro. O Nordeste possui também jazidas de granito, pedras preciosas e semi preciosas. A mina de Itatiaia, em Santa Quitéria, no Ceará, possui uma das maiores reservas de urânio do mundo.
O babaçu, encontrado no Piauí e em grande parte do território do Maranhão, é