Agricultura: conceitos importantes
Campos abertos – Quando os campos apresentam uma forma regular, não se encontrando separados por vedações. Surge, geralmente, nas áreas de planície e planalto.
Campos fechados – Quando os campos apresentam uma forma irregular, encontrando-se separados por vedações (muros, árvores, arbustos, que protegem as culturas e servem para delimitar as propriedades). Mais comum nas áreas de relevo acidentado.
Culturas de regadio – Que precisam de rega regular (ex: milho e hortícolas)
Culturas de sequeiro – Com pouca necessidade de água, adaptam-se bem ao período longo estival, subsistindo com as águas da chuva.
Culturas forrageiras – Culturas que se destinam à alimentação do gado e que são colhidas antes do final do ciclo vegetativo
Culturas permanentes – culturas que permanecem na terra durante longos períodos que fornecem colheitas todos os anos (ex: vinha, Oliveira, pomares de fruto)
Culturas temporárias – Culturas de ciclo vegetativo anual e que têm de ser ressemeadas com intervalos inferiores a 5 anos (ex: cereais, hortícolas)
Emparcelamento – Junção de várias parcelas de pequena dimensão de diferentes proprietários. Tem como principal objectivo o aumento da produção.
Estrutura Fundiária – traduz a forma como as explorações agrícolas se organizam (número, dimensão, posse da terra)
Minifúndio – Propriedade agrícola de pequena dimensão.
Monocultura – Cultivo de um só produto, frequentemente destinado ao mercado.
Montado – Ecossistema muito particular, típico das áreas mediterrânicas mais áridas e que é típico do Alentejo, em algumas áreas do Ribatejo mais interior e da Serra Algarvia. É uma área, normalmente com um relevo ondulado, ocupada por sobreiros e onde se cultivam também alguns cereais de sequeiro e se criam porcos.
Morfologia agrária – Aspectos dos campos no que respeita à sua forma e