Multifuncionalidade
A multifuncionalidade é o principal elemento deste trabalho, no qual proporcionou diversas questões dentro do espaço rural. A agricultura proporciona diversas funções diante da sociedade, que estão ligadas aos setores sociais, econômicos, políticos, culturais e principalmente ambiental.
A Agricultura não só permite expandir o mercado através da produção de alimentos, mas sim promover outras funções como, turismo rural, equoterapia, sustentabilidade, baseando-se no espaço rural, e utilizando-o de diferentes formas, assim visando estabelecer um conceito de que o espaço rural não serve apenas para produzir.
1.1 Conceito de Multifuncionalidade
A agricultura tem um papel muito mais abrangente do que a produção de alimentos e matéria prima, ela expressa todo um modo de vida das comunidades do meio rural e também presta importantes serviços à sociedade em geral. Por estas e outras razões, podemos dizer que a agricultura tem determinadas funções dentro de uma sociedade, portanto ela é uma atividade multifuncional. Dentre os papéis incumbidos pela agricultura à sociedade destacam-se as funções social, cultural, econômica e ambiental, esta última também é relacionada o modo o qual a agricultura pode moldar uma paisagem. Todas estas funções estão relacionadas ao equilíbrio social e à sustentação de uma sociedade inteira, pois é da força da agricultura que se mantém a segurança alimentar e o crescimento econômico de um país. Entretanto não podemos deixar de levar em conta o fato de que isso só é possível com a manutenção do dinamismo das comunidades rurais. Numa comunidade rural na qual sua cultura é preservada de geração para geração, onde as terras estão mais bem distribuídas, sua população é ativa e trabalha unida em prol de sua comunidade, suas técnicas agriculturáveis são sustentáveis, tanto ambientalmente quanto economicamente, pode-se dizer que existe força e dinamismo para que a sua população tenha meios de viver dignamente em seu