Comercio exterior
Procurando atender ao objetivo da disciplina de Tópicos Especiais em Gestão do Comércio Exterior, elaboramos a pesquisa com o principal objetivo de detalhar o estudo referente aos Países Árabes.
O resultado se materializa em auto conhecimento e curiosidades referente a cultura, crenças, história de países totalmente diferente do que vivemos. O chamado Mundo Árabe é apenas uma península localizada entre o Mar Vermelho, o oceano Indico e o golfo Pérsico. E formado pelos países do Oriente Médio e da África do Norte. Atual Arábia Saudita, Iêmen, Omã e Emirados. É um vasto conjunto cultural. Uma região muito conflituosa. O Corão constitui o fundamento cultural dos Árabes, elemento difusor da língua que é o traço de união. O mundo Árabe faz parte do mundo muçulmano, pois o islamismo é a religião predominante nos países Árabes. Mas, se define pela língua, não pela religião porque existem diversas minorias religiosas, sendo que a cultura mulçumana é o alicerce histórico das sociedades Árabes. O mundo Árabe e dominado por um forte nacionalismo antiocidental, que dá origem ao projeto de unidade política dos povos árabes, em resposta à presença de Israel que é considerado um opressor colonial Europeu, sintetizando uma arrogância Ocidental no Oriente. Os Árabes influenciaram o mundo com sua cultura, passando conhecimentos tais como Aritmética Arquitetura, Medicina, Agricultura, astronomia, Filosofia e literatura.
2 A HISTÓRIA
Os árabes têm a sua história vinculada ao espaço da Península Arábica, onde primordialmente se fixaram em uma região tomada por vários desertos que dificultavam a criação de povos sedentarizados. Por isso, percebemos que no início de sua trajetória, os árabes eram povos de feição nômade que se intercalavam entre as regiões desérticas e os valiosos oásis presentes ao longo deste território. Conhecidos como beduínos, essa parcela do povo árabe era conhecida pela sua religião politeísta e a criação de animais. A