Agricultura bahia
O estado da Bahia é atualmente uma das melhores alternativas de investimento do Brasil. Sua economia é diversificada, destacando-se: a metalurgia, a agricultura, a pecuária, a agroindústria, a exploração mineral, a construção civil e o turismo. Com uma extensão territorial de 56 milhões de hectares, dos quais 32 milhões são áreas agricultáveis, as lavouras ocupam 4 milhões e as pastagens 15 milhões de hectares, restando ainda 13 milhões disponíveis para o uso agrícola.
Visando estimular os investimentos, o Governo do Estado vem apoiando a implantação de empresas agrícolas e agroindustriais, oferecendo incentivos fiscais, financeiros e de infra-estrutura. Além de promover a assistência técnica, a pesquisa agrícola e o desenvolvimento tecnológico.
O resultado de todo esse empenho tem sido a consolidação do agronegócio, que se expande com sucesso em direção ás áreas irrigadas do Vale do São Francisco, da região Oeste e do extremo Sul do Estado.
FRUTICULTURA
A fruticultura no Estado representa uma boa alternativa de negócios com diversas oportunidades de investimentos para os diferentes níveis da cadeia produtiva, da plantação á venda no varejo em supermercados e lojas de produtos alimentícios especiais e de alta qualidade. A atividade segue as normas requeridas, especialmente, pelos mercados dos Estado Unidos e União Européia.
A participação da Bahia na fruticultura nacional tem crescido chegando atualmente a 10% de toda a produção interna, estando presente em todas as regiões do Estado, com pólos consolidados e estruturados para a exportação, a exemplo do Submédio São Francisco (Juazeiro), extremo sul(Teixeira de Freitas), Livramento de Nossa Senhora e Itaberaba, e pólos de desenvolvimento como Barreiras, Bom Jesus da Lapa e o Nordeste da Bahia. Visando um maior desempenho, o Estado oferece infra-estrutura e um apoio logístico eficiente com três portos marítimos- Ilhéus, Aratu e Salvador, além do Aeroporto internacional de Salvador.
As