Agressão e interdependencia
PSICOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES I
Agressão e Interdependência
Discente:
Docente:
ÍNDICE
Método 9
Participantes 9
Hipóteses 10
Design 10
Instrumentos 11
Procedimento 13
Resultados 13
Discussão 15
Referências Bibliográficas 17
Anexos 19
Anexo A – Género 20
Anexo B – Idade 20
Anexo C – Habilitações Literárias 20
Anexo D – Tipo De Contrato 20
Anexo E – Antiguidade E Número De Elementos Do Grupo 21
Anexo F – Tipo De Equipa 21
Anexo G – Novo Elemento 21
Anexo H – Papel De Líder 21
Anexo I – Tarefas Executadas Pelos Indivíduos 22
Anexo J – 1ª E 3ª Escala 24
Anexo L – Descritivo Da Interdependência Total 25
Anexo M – Descritivo Da Agressividade Total 25
Anexo N – Correlação 26
INTRODUÇÃO
O presente trabalho emerge da importância que a literatura destaca para o tema da agressão nas equipas de trabalho. Desta forma, o objetivo deste estudo é compreender se existe algum tipo de relação entre o grau de interdependência dos grupos de trabalho e a agressão no contexto laboral.
Nas últimas décadas a procura de eficiência e aumento da produtividade no local de trabalho tem levado a uma maior aposta nas atividades em equipa (Porter & Beyerlin 2000; cit. por Aubé & Rousseau, 2005). No entanto, a literatura apresentada, também refere algumas desvantagens do trabalho interdependente em equipa, nomeadamente a possibilidade de desencadear manifestações de comportamentos agressivos.
São diversos os comportamentos manifestados no contexto organizacional, assim, para Robins (1999; cit. por Siqueira 2002), o comportamento organizacional investiga a influência que os indivíduos, equipas e a organização em si, exercem no comportamento. Algumas dessas manifestações associam-se, precisamente, à agressão.
De acordo com os dados estatísticos da European Foundation (2008; cit. por Vicente, 2008), desde 1996 registou-se um aumento do número de casos de violência física,