Processos De Rela O Do EU
EU
Psicologia
Processos de relação do EU Psicologia
1
Relações sociais
Simplificando
as relações sociais em dois sentidos opostos, podemos pensar as interações com os outros em termos positivos, a atração, ou em termos negativos, a agressão.
Atração interpessoal Refere-se à avaliação cognitiva e afetiva que o EU faz do OUTRO e que traduz numa preferência e no gostar de partilhar a
Agressão interpessoal Refere-se a um comportamento que visa essencialmente o prejuízo do
OUTRO, ou seja, o
EU age de modo a
Processos
de relação físicos do EU causar danos Psicologia
2
Relações Interpessoais – Atração
Dependendo da sua intensidade as relações de atração podem ser definidas como relações de amazidade e de amor. Assim, avaliar a atração leva em conta vários aspectos, dos quais:
O contexto social e as pistas situacionais que estão disponíveis;
As normas que definem o tipo de relação entre as pessoas; As manifestações comportamentais que traduzem uma dimensão avaliativa;
Outros factores tais como: a proximidade, atratividade física, semelhanças interpessoais, reciprocidade; Determinadas variáveis de personalidade.
Processos de relação do EU Psicologia
3
Relações interpessoaisrelações amorosas
Um
tipo particular de relações interpessoais é o que corresponde às relações amorosas.
Estas
caracterizam-se pela paixão, intimidade e pelo compromisso.
Segundo
Sternberg, o amor é, como um triângulo onde cada um dos vértices corresponde a um dos três componentes. Processos de relação do EU Psicologia
4
Relações interpessoais Agressão
A
agressão corresponde a um comportamento físico ou verbal que visa fazer mal a alguém, por isso, corresponde a um fenómeno negativo.
Pode-se distinguir dois tipos de agressão:
Agressão hostil, na qual está presente a raiva; Agressão instrumental, na qual está presente a intenção de causar prejuízo como um meio para alcançar outro fim.
Processos de relação do EU Psicologia
5
Teorias da