Agregados
Introdução
Agregados são materiais granulosos, relativamente inertes, que entram na composição das argamassas e concretos. Em concretos, suas principais funções são: Reduzir o custo (são responsáveis por 70 a 80 % da massa do concreto), e Reduzir a retração; Aumentar à resistência a abrasão.
Agregados Miúdos e Graúdos
Agregado miúdo: Ø máximo > 4,8mm
Agregado graúdo: Ø máximo < 4,8mm
Peneiras: denominamos pelas dimensões nominais das aberturas formadas pela Malha quadrada, cujas dimensões são expressas em milímetros. Série normal de peneiras agregado graúdo: 76; 50; 38; 25; 19; 9,5 agregados miúdos: 9,5; 4,8; 2,4; 1,2; 0,6; 0,30; 0,15; (fundo).
Granulométria: distribuição, em percentagem, dos diversos tamanhos dos grãos.
Análise granulométrica:
Porcentagem retida: é a porcentagem de material retido em uma determinada peneira.
Porcentagem acumulada: é a soma das porcentagens retidas em uma determinada peneira e nas outras que lhe ficam acima da numeração.
Módulo de finura: é a soma das porcentagens acumuladas em todas as peneiras da série normal, dividida por 100. Quanto maior o módulo de finura mais grosso será o agregado
Diâmetro máximo: é o número da peneira da série normal na qual a porcentagem acumulada é inferior ou igual a 5%.
AREIA, BRITA E CASCALHO
Os agregados para indústria da construção civil são os insumos mais consumidos no mundo. Dessa forma, os agregados são matérias granulares, sem e volume definidos, de dimensões e propriedades adequadas para uso em obras de engenharia civil. Podem ser classificados levando-se em conta a origem, a densidade e o tamanho dos fragmentos. Com relação à origem, podem ser chamados de naturais e artificiais. Naturais são os materiais que forem extraídos em sua forma fragmentar, sendo está, a forma que se encontra do material na sua área fonte. Como exemplo de