Agregados
A Arquitetura e o urbanismo praticados pelos gregos e romanos destacava-se bastante dos egípcios e babilônios na medida em que a vida cívica passava a ganhar importância.
A cidade torna-se o elemento principal da vida política e social destes povos: os gregos desenvolveram-se em cidades-estado e o Império Romano surgiu de uma única cidade.
A cultura grega desenvolve-se principalmente na península do Peloponeso, nas ilhas próximas e na costa mediterrânea próxima à atual Turquia, durante o segundo e primeiro milênios a.C.
O período considerado mais importante da cultura e da arquitetura grega é aquele que se desenvolve entre os séculos VII a.C. e IV a.C. Que concentra-se na arquitetura religiosa – templos – com grande rigor de dimensões, estabelecendo proporções matematicamente precisas para os templos construídos de mármore.
Templo de Apolo Templo de Zeus
Templo de Hera Templo de Hephaisto
Enquanto os povos anteriores desenvolveram apenas as arquiteturas militar, religiosa e residencial, os gregos e romanos foram responsáveis pelo desenvolvimento de espaços próprios à manifestação da cidadania e dos afazeres cotidianos: a ágora grega definia-se como um grande espaço livre público destinado à realização de assembléias, rodeada por templos, mercados, e edifícios públicos.
Os assuntos religiosos, contudo, ainda possuíam um papel fundamental na vida mundana, mas agora foram incorporados aos espaços públicos da pólis. Os rituais populares tomavam lugar em espaços construídos para tal, em especial a acrópole. Acrópole Grega 460 – 430 a.C
A Acrópole de Atenas é a mais conhecida e famosa das acrópoles
(cidade alta) na Grécia. É uma colina rochosa de topo plano com
150 metros de altura do nível do mar, que abriga algumas das mais famosas edificações do mundo antigo, como o Partenon.
O Parthenon – templo dedicado à deusa Atena, na Acrópole de Atenas –, erguido entre 447 a.C. e 438 a.C., no