agregados
Principais materiais utilizados como aglomerantes nas obras de construção civil.Tempo de pega: É uma das propriedades mais importante. Se a pega for muito rápida, o preparo da pasta fica condicionado a pequenos volumes, reduzindo a produtividade do gesseiro. A queda de produtividade é acompanhada do aumento de desperdício de material. Em geral, os gessos nacionais têm início de pega entre 3 e 16 minutos e fim de pega entre 5 e 24 minutos. A quantidade d’água funciona negativamente no fenômeno de pega, pois quanto mais água, mais lenta se dá a pega e o endurecimento.
Resistência à compressão As pastas de gesso têm resistência à compressão entre 10 MPa e 27 MPa.
Dureza
As pastas de gesso têm dureza entre 14 MPa e 53 MPa.
Isolamento térmico e acústico O gesso é um bom isolante térmico e acústico e tem elevada resistência ao fogo, eliminando a água de cristalização com o calor, transformando a superfície do revestimento em sulfato anidro em forma de fino pó, que protege a camada interior de gesso. Muito usado como proteção contra incêndio, pois absorve grande quantidade de calor, transformando-se em sulfato anidro.
Aderência
As pastas de gesso aderem bem a blocos, pedra e revestimentos argamassados. Em superfícies de madeira, sua aderência é insatisfatória e apesar de aderir bem ao aço e outros metais, estes acabam sendo corroídos pelo gesso, quanto maior for a quantidade de água da pasta. Em função da corrosão usar ferramentas de latão ou plástico para trabalhar com gesso.