Mesopotâmia
Orientador: Raquel de Queiroz
Acadêmico: Eloize de Oliveira Souza
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura Em História HID 0257– Prática do Módulo II
29 de novembro de 2013.
RESUMO
Até muito pouco tempo atrás, quase nada se conhecia sobre a Mesopotâmia. Os arqueólogos começaram a escavar a região em meados do século XIX, e em poucos anos descobriram coisas muito valiosas; os mesopotâmicos eram o primeiro povo a viver em cidades, estudar os astros, usar arco e veículos de rodas, a escrever poesia épica e a compilar um código de leis.
O motivo pelo qual os povos mesopotâmicos caíram num ostracismo tão grande, é que eles, ao contrário dos egípcios e outros construtores de impérios, não tinham feito edificações com pedra durável, mas com adobe. A questão climática da região como as chuvas, as inundações anuais e os movimentos da areia, foram pouco a pouco soterrando os tijolos de barro, torres e palácios.
Alguns povos como os babilônios e Assírios aparecem brevemente em citações na Bíblia e obras de historiadores gregos e romanos, mas sem detalhes.
Os primeiros habitantes da Mesopotâmia meridional eram lavradores conhecidos como Ubaidianos, e construíram aldeias e pequenas cidades pela planície entre os rios Tigre e o Eufrates. Não demorou muito para que alguns grupos nômades que habitavam o deserto começassem a se infiltrar nas povoações, seja como conquistadores ou imigrantes. Com essa mistura de povos e culturas nasceu a primeira Civilização.