serviço social nas úlimas decadas
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 10 REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
A atuação dos Assistentes Sociais desde sua origem como profissão, perpassando pela influência do Serviço Social norte americano, trouxe a presença moralizadora, acrítica, propondo uma harmonia nas relações sociais, impregnadas de noções como: vocação, missão e boa vontade, ratificada pela ênfase nos métodos e técnicas como um fim.
Como planejadores e executores de políticas sociais os Assistentes Sociais inserem-se nesse processo podendo reafirmar e consolidar o projeto societário vigente e a hegemonia do capital frente às classes subalternas ou pode fortalecer estas últimas através de práticas e estratégias profissionais que venham a consolidar a posição do projeto-ético político vigente desde a década de 80. Questão que é analisada por Netto, 2004, nela fala que o Serviço Social e posto a prova principalmente neste último governo, segundo ele dado o giro conservador realizado já nos primeiros anos do governo petista e sua consolidação principalmente no que toca as questões políticas e sociais assistencialistas, adotadas por este governo que não corroboram o modelo das políticas sociais universalistas, defendidas pelo projeto ético-político da profissão. A categoria profissional muito trabalhou no passado e continua trabalhando na conquista e consolidação de um projeto profissional vinculado aos interesses da classe trabalhadora.
O Serviço Social é uma profissão que emergiu em um contexto sócio-histórico brasileiro, e que ao longo de sua trajetória, criou diferentes parâmetros no que diz respeito aos aspectos éticos, técnicos, políticos e metodológicos. Surgiu da iniciativa particular de grupos e frações de classe, que se manifestaram por intermédio da Igreja Católica.
O Serviço Social nascido da Revolução Industrial e