agir
A distinção entre país, estado e nação.
O Estado
As Funções do Estado
Podemos identificar pelo menos duas ideias de como o Estado se constitui e a sua finalidade:
1. O Estado teria surgido a partir do desenvolvimento da sociedade e a consequente divisão social de classes destinando-se a assegurar essa situação.
2. O Estado seria consequência de um acordo entre os homens que frente ao medo da violência no cotidiano estes renunciam a uma parte da sua liberdade, com a intenção de poder contar com uma autoridade que, que tenha o monopólio do uso da força, e que garanta os direitos de propriedade e a execução dos contratos.
De modo geral podemos dizer que as funções do Estado são: garantir a soberania, manter a ordem e promover o bem -estar social. Pensar em Estado remete à ideia de governo, que tem como função a manutenção da a ordem e o estabelecimento das normas que devem reger as relações entre as pessoas.
Mas o governo não é necessariamente sinônimo de Estado. Existem povos sem Estado, mas com governo, como é o caso dos bosquímanos da África e do povo de ilhéus de Trobriand e outros.
Podemos perceber a diferença entre Estado e Governo analisando a monarquia constitucional.
Observe o caso da Inglaterra: embora a rainha seja o chefe de Estado, e o Primeiro Ministro o chefe de Governo.
Já no caso do Brasil o presidente detém as duas funções.
Dessa forma podemos perceber que o Estado tem o monopólio para regulamentar o uso da força desde a coerção física, aprisionamento até mesmo a execução de pessoas desde que seja dentro de suas fronteiras. .
Assim, os governos proclamam que sua autoridade e legítima e quando não o são lutam para tornar legítima sua dominação.
Max Weber, ao tratar da legitimidade do poder, distingue três tipos de dominação legítima: a tradicional, a carismática e a racional legal.