Comparação Entre a Integração do Mercosul e da Unasul
A integração Latino-americana é algo que se é proposto desde que os países da América do Sul conseguiram suas independências de suas metrópoles européias.Tal integração viria para proteger e manter essa independência recém adquirida.Cerca de duzentos anos depois,ainda não há uma integração claramente definida na América Latina,as principais tentativas no momento são o Mercosul e a Unasul.O primeiro um bloco econômico que visa atingir o patamar de Mercado Comum,e atualmente sendo uma União Aduaneira.Já o segundo é uma Organização Internacional que busca integrar os dois principais blocos da América Latina,o Mercosul e a Comunidade Andina de Nações,não só de forma econômica mas também politicamente e socialmente.
Vendo a atual situação das negociações,é válido observar como as coisas começaram e até que ponto chegamos.Estamos perto de nossos objetivos? Debater sobre o que deve ser feito não é o objetivo,e sim elucidar os fatos ocorridos.
O Mercosul
As políticas de Integração do Cone Sul começaram em 1985,com a assinatura do tratado conhecido como Declaração do Iguaçu,onde Brasil e Argentina visavam mudar suas posturas econômicas devido ao alto endividamento externo promovido por governos ditatoriais,e sendo assim estabeleceram diversos acordos comerciais entres os dois países. Diversos fatores contríbuiram para que em 1991 fosse assinado por Brasil,Argentina,Uruguai e Paraguai, o Tratado de Assunção que oficializou a criação do Mercosul. Apesar de já terem sido observadas integrações de forma palpável anteriormente,como a ALALC (Associação Latino-Americana de Livre Comércio) que previa acordos setoriais e mudanças tarifárias entre os países membros,que mais tarde se tornou ALADI (Associação Latino-Americana de Integração) inspirada pela União Européia e que buscava instaurar um Mercado Comum,nenhuma delas se converteu em algo sólido como o Mercosul.
O principal objetivo do Mercosul era movimentar a economia