Agiospermas
Esse trabalho irá apresentar o tema "Orgãos vegetais das angiospermas"
As angiospermas constituem o maior grupo vejetal, com mais de 250 mil espécies. Sua biodiversidade é muito grande, pois inclui pequenas ervas, plantas rasteiras, trepadeira e epífitas, arbustos ou grandes árvores que marcam a paisagem terrestre em muitas regiões.Há tambem espécies aquáticas ,flutuantes ou submersas.
Orgãos Vegetais das Angiospermas
As angiospermas são plantas que possuem sementes protegidas por frutos. Estas plantas também apresentam flores. A presença de flores e frutos é fundamental para o desenvolvimento das angiospermas. Os orgãos vegetais das angiospermas são divididos em: Raiz, caule, folha, flor, fruto e semente.
Raiz
Tem como função absorver e fixar. Possui regiões definidas:
Coifa - Protege a ponta da raiz.
Zona meristemática - Indiferenciada.
Zona de alongamento - Onde as células estão crescendo e se diferenciando.
Zona pilífera - Possui pêlos absorventes de água.
Zona das ramificações - Onde partem raízes secundárias.
Caule
Tem função de sustentação e conexão entre raízes e parte aérea, pode realizar reservas de substâncias e energia e pode ser fotossintético também. Possui estruturas próprias, como:
Nós - região de inserção das folhas e gemas laterais.
Entrenós - região entre os nós.
Gemas apicais - região meristemática na ponta do caule
Gemas laterais - regiões meristemáticas localizadas nos nós responsáveis pelo brotamento de novos ramos, folhas ou flores.
Também possui seus tipos de caules, sendo eles: Haste, tronco, colmo, estipe, tubérculo, rizoma, bulbo e caule aquático.
Folha
Absorve gases e luz solar, realiza a fotossíntese, libera produtos da fotossíntese. Às vezes pode realizar o papel de pétalas (brácteas), sendo colorida e atraindo agentes polinizadores. Pode também estar modificada em espinho, como maneira de diminuir a sua superfície e evitar a perda de água por transpiração. É o caso dos cactos. É formada por um limbo, ou lâmina, um