HITITAS HISTORIA DO DIREITO
RESUMO –O presente trabalho teve como principal objetivo, buscar fontes históricas sobre a existência doImpério Hitita que tinha como capital a cidade de Hatussa na Anatólia, atual Turquia. Analisou-se neste trabalho a cultura deste povo, a organização social, a religião e outros fatores que demonstraram a grandiosidade deste império e qual sua importância para o estudo do direito.
Palavras-chave: Império Hitita; cultura; organização social; importância para o estudo do direito.
1. INTRODUÇÃO
O império hitita era composto por uma população com características nômadesde origem indo-europeia, eles estabeleceram um reino na Capadócia em 1640 a.C,tendo a cidade de Hattusa como capital. Possuíam uma política expansionista em direção à Síria, à Babilônia e ao Egito, mas foram dominados pelos gregos por volta de 1200 a.C. Eles desenvolveram a mineração de ferro, e a agricultura, o artesanato e o comercio nos mercados e caravanas. Para a realização do trabalho eram utilizados os servos e os escravos (prisioneiros de guerra ou por dívidas). Os negócios do Estado eram administrados por ricos comerciantes e pela nobreza com uma monarquia hereditária. Acreditavam que os reis hititas eram descendentes de Anitta. Possuíam normas de direito nas quais são previstas penas pecuniárias (pagas com dinheiro, privação de liberdade e escravidão). Criaram as escritas hieroglíficas e cuneiforme. Eram politeístas, e cultuavam divindades da natureza.
2.DESCOBERTAS ARQUEOLÓGICAS
Um grupo de arqueólogos noruegueses encontraram vestígios textuais, que garantem a existência de um grande império esquecido da antiguidade, os hititas, na cidade egípcia de Amarna no início do século XX por volta de 1902. De acordo com os estudos, a civilização hitita foi tão grandiosa que o poder do seu império rivalizou com o Egito antigo e da Mesopotâmia. Em 1906, um arqueólogo alemão - Hugo Winckler encontrou, em escavações realizadas próximas da cidade turca de Bogazkoy, várias (tabuletas