Angiosperma
É o maior grupo de plantas do mundo, as angiospermas, também são tratadas como divisão Magnoliophyta. Podem ser encontradas em diversas formas, tamanhos e ambientes.
São as únicas plantas que produzem frutos.
AGIOSPERMAS
São plantas espermatófitas cujas sementes são protegidas por uma estrutura denominada fruto.
Espermatófita: Que produzem sementes.
As angiospermas foram subdivididas em duas classes: as monocotiledôneas e as dicotiledôneas.
CARACTERÍSTICAS
REPRODUÇÃO
Os órgãos reprodutivos das angiospermas são as flores. As anteras são os órgãos masculinos: produzem pólen, a célula reprodutora masculina. Na parte mais interna da flor você encontra o gineceu, que é o conjunto de estruturas que compõem o órgão reprodutor feminino. O reprodução sexuada começa pelo processo de polinização, o transporte dos grãos-de-pólem da antera ao estigma do gineceu. A fecundação cruzada é a mais comum (de uma flor para a outra).
O pedicelo ou pedúnculo é responsável pela sustentãção da flor ao caule e o receptáculo é a estrutura que prende as sépalas. Estas, em conjunto, são denominadas cálice; e o conjunto de pétalas é a corola. Na região terminal dos estames há as anteras:estruturas que abrigam o pólen.Já na região basal do gineceu,localiza-se o ovário da flor.
As cores atrativas das pétalas,o cheiro da flor e a presença de néctar permitem com que insetos,aves e morcegos se aproximem destas estruturas.Dessa forma,tais indivíduos são capazes de propiciar a polinização, ao levarem os pólens até o estigma.
Após este evento, o óvulo fecundado tranforma-se em semente; e as paredes do ovário,em fruto.