Agilidade em universitários.
Nosso estudo visa medir o grau de agilidade em universitários na faixa etária de 18 a 40 anos, para isso iremos usar o teste do quadrado desenvolvido pela PROESP-BR, sabendo que agilidade é uma variável neuromotora caracterizada pela capacidade de realizar trocas rápidas de direção, sentido e deslocamento da altura do centro de gravidade de todo o corpo ou parte dele (Stanziola & prado, 1983 apud Matsudo, 1983). Poderemos correlacionar agilidade com o perfil traçado através de anamnese de cada participante que realizara o teste.
Faremos também uma análise da importância da agilidade em diferentes aspectos de acordo com os artigos, agilidade no âmbito escolar (Prof. Rubem Machado Filho, 2013) e agilidade relacionada ao IMC de atletas praticantes de Rúgbi (Prof. Alexandro Ferreira Lima, 2013), vamos salientar que a agilidade é uma das capacidades físicas mais importantes na prática da educação física, uma vez que, na maioria das baterias de testes de aptidão física, está incluído um teste para medir esta capacidade física como pode ser comprovado no estudo feito por Matsudo (1980).
Com relação ainda à importância da agilidade, Sobral (1988) afirma que esta capacidade física é de suma importância em disciplinas esportivas como boxe, ginástica, futebol, voleibol, natação entre outros. (MARINS, J, C, B; GIANNICHI, R, S.)
Abstract.
Ourstudyaimstomeasurethedegreeofagility in collegestudentsaged 18 to 40, for thiswe use thetestdevelopedby Square PROESP-BR, knowing it is a variablespeed motor neuroncharacterizedbytheabilitytomakequickchangesofleadershi- p, directionanddisplacementheightofthe Center ofgravityofthewholebodyorpartof it (Stanziola&meadow, 1983 cited in Matsudo, 1983). Wemay correlate withtheagilityprofiledbyhistoryofeachparticipanthadperformed- the test.
Wewillalsoanalyzetheimportanceofagility in differentwaysaccordingtothearticles, agility in theschool (Prof. Ruben Machado Filho, 2013) e Andagilityrelatedtothe BMI ofathletespracticingrugby