Agentes quimicos
Curso de Especialização: Engenharia de Segurança do Trabalho
PRINCIPAIS AGENTES QUIMICOS
Indústria Siderúrgica
Indústria Metalúrgica
Indústria Cloro soda
Para darmos início ao nosso trabalho precisamos primeiramente saber o que é agente químico. São considerados agentes químicos, aqueles capazes de provocar riscos à saúde, ou seja, são substâncias que reagem quimicamente com o organismo humano provocando lesões mediatas ou imediatas, dependendo da concentração, composição, via de penetração e tempo de exposição, os quais chegam através de aerodispersóides (névoas, neblinas, poeiras, fumos e fumaças), líquido, gases e vapores.
1. Indústria Metalúrgica e Siderúrgica
Na siderúrgica e na metalúrgica, os mesmo se encontram na forma de gases, líquidos, pastas, pós, graxas, óleos, e t c. Estes produtos são utilizados largamente nos processos industriais para limpeza, proteção e lavagem de peças ou como solventes e catalisadores em pintura. Além disso, podem se originar como “restos” de processos de galvanoplastia (gases, vapores e borras) ou de soldagem (gases, vapores).
Estas substâncias de cheiro e gosto estranhos, podem se apresentar frias ou quentes e causar irritações na pele, nos olhos, nariz e garganta. Estes sinais e sintomas funcionam como alerta para nosso organismo, da presença de algum produto prejudicial a nossa saúde e, com o passar do tempo, podem ocasionar doenças graves nos pulmões, fígado, rins, olhos, sistema nervoso.
Apresentamos abaixo uma lista dos principais produtos utilizados na metalurgia e siderurgia e as consequências do seu uso.
Bário
Do ponto de vista da saúde ocupacional, interessa-nos os compostos de bário, já que o metal bário, em si mesmo, tem uso limitado. Utilizado em ligas para manufatura de graxeiras, principalmente, atinge o organismo através da inalação e ingestão. O pó fino dos compostos insolúveis de bário (sulfato bárico ou baritina), se inalados, podem