Agentes Quimicos
AGENTES QUÍMICOS
Curso: Técnico segurança do trabalho
Prof: Ronaldo
Aluna: Elencristti Alves Ribeiro
Sete Lagoas 2009
AGENTES QUIMICOS
Os metais pesados, quando absorvidos pelo corpo humano, se depositam no tecido ósseo e gorduroso, ocupando o lugar de minerais nobres. Lentamente liberados no organismo, eles podem provocar uma série de doenças.
CHUMBO
Nas exposições usuais de solda de indústria, a exposição ao chumbo não é muito freqüente, com exceção da indústria eletroeletrônica. Mas é oportuno não esquecer que há chapas de aço revestidas de chumbo. Este metal também participa da constituição de ligas como bronze e, eventualmente, latão.
A intoxicação crônica pelo chumbo é, provavelmente a patologia mais conhecida e estudada.
O chumbo absorvido (principalmente por via respiratória e, secundariamente, por via digestiva) é retido pelos eritrócitos, de onde é transferido fixado pelo tecido ósseo devido à grande afinidade do chumbo com o mesmo.
O chumbo causa vasoconstrição periférica e alterações no sangue e na medula óssea com graves perturbações na hematopoese, devido à ação do chumbo sobre o sistema enzimático formador da hemoglobina. O chumbo também interfere na velocidade da condução do influxo nervoso.
Os principais sintomas são: redução da capacidade física, fadiga precoce, alterações do sono, mialgias, especialmente na região gemelar, sensação de desconforto abdominal, inapetência, emagrecimento, impotência sexual, etc.
No exame físico, é comum encontrar-se mucosas descoradas, palidez da pele, orla azulada nas gengivas e dor à palpação abdominal.
Posteriormente, os sintomas digestivos pioram com o aparecimento de cólicas intestinais de grande intensidade, que podem simular abdômen agudo cirúrgico, notadamente quando estas cólicas são acompanhadas de obstipação, distenção intestinal e vômitos. Isto costuma ocorrer precocemente, quando há exposição a altas concentrações do metal.