agentes mutagenicos
1. Esta atividade tem como objetivo permitir ao aluno fixar quais são os principais agentes mutagênicos químicos e físicos, e os mecanismos pelos quais eles originam a mutação.
Para tanto, leia o trecho entre as páginas 369 e 374 do livro Fundamentos de Genética (Snustad & Simmons, 2008), que trata das “Mutações Induzidas por Substâncias Químicas” e “Mutações Induzidas por Radiação”.
À medida que for lendo o trecho indicado, procure as informações referentes à cada um dos agentes mutagênicos listados na tabela abaixo e anote-as nos campos específicos.
Agente Mutagênico
Tipo de Mutágeno*
Classe de Mutágeno**
Mecanismo de Ação
5-Bromouracil
Químico
Análogos de Bases
É incorporado ao DNA durante seu período de replicação, tento alguns erros de pareamentos. O 5-bromouracil, em especial, aumenta a frequência de mudanças tautoméricas por mudar a distribuição de carga. O 5-bromouracil induz transições de A-T para G-C e G-C para A-T.
Ácido Nitroso
(HNO2)
Químico
Agentes Desaminantes
É um mutágeno que atua no DNA replicante e não-replicante. Ele causa desaminação oxidante de grupos amino em adenina, guanina e citosina. A reação converte os grupos amino em grupos ceto e muda o potencial de pontes de hidrogênio das bases midificadas.
Proflavina
Químico
Agentes Intercalantes
São corantes acridina. As de carga positiva aumentam a rigidez e alteram a conformação da dupla hélice, causando inclinações ou dobras nas moléculas. Ao se replicar ocorrem adições e deleções de um ou três pares de bases, essas mudanças são esperadas apenas em um par de bases, o que resulta em uma leitura de matrizes alteradas para a parte distal da mudança. Por isso as mutações induzidas por acridina resultam em produtos gênicos não funcionais.
Etil Metano Sulfonato (EMS)
Químico
Agentes Alquilantes
Causa etilação das bases no DNA nas posições 7-N e 6-O. Faz produtos de alquilação de bases ativarem processos de