Agentes Econ micos feito
Os agentes econômicos desempenham papel em nossas vidas dentro do nosso sistema. Consideram-se agentes econômicos os sujeitos (ou grupos de sujeitos) de qualquer país que intervêm no seu circuito econômico. Têm funções econômicas diferentes (em termos de produção, consumo e investimento), estabelecendo entre si diversas relações de índole econômica.
A atividade econômica concretiza-se na produção de ampla gama de bens e serviços cujo destino último é a satisfação das necessidades humanas. Os homens, mediante sua capacidade de trabalho, são os organizadores e executores da produção.
Na economia, os diversos papéis que desempenham os agentes econômicos, podem ser agrupados em três grandes setores.
O setor primário - abrange as atividades que se realizam próximas às bases dos recursos naturais, isto é, as atividades agrícolas, pesqueiras, pecuárias e extrativistas;
O setor secundário - inclui as atividades industriais, mediante as quais são transformados os bens;
O setor terciário ou de serviços - reúne as atividades direcionadas a satisfazer necessidades de serviços produtivos que não se transformam em algo material.
Os agentes econômicos se agrupam em quatro categorias: Família, Empresa, Setor Público e Mercado Externo. Estes agentes dividem-se em dois blocos principais:
Economia Fechada/Cerrada: composta por Família, Empresa e Setor Público. Caracteriza-se por ser uma economia que não tem relação com qualquer outro país.
Economia Aberta/Mundial: composta por Família, Empresa, Setor Público e Mercado Externo. Caracteriza-se por ter relações com outros países.
Em relação ao comportamento de cada um dos agentes econômicos, supõe-se que:
Famílias ou Economia Doméstica - constituem a unidade básica de consumo e são compostas de pessoas, que podem ser de famílias. atípicas ou família nuclear, refere-se também as pessoas que fazem parte de agrupamentos sociais, culturais ou esportivo que não tenham fins lucrativos, entretanto as atividades