Agente Marítimo
Todo o navio possui um armador (“dono do navio”) que é responsável por prover a embarcação com aquilo que é necessário. O agente marítimo é o profissional que representa o armador nos portos diante das autoridades portuárias. Cada vez que um navio chega à um porto, o agente marítimo assume o papel do armador e o gerenciamento do navio. Vale ressaltar que o trabalho deste profissional se inicia dias ou até mesmo semanas antes da embarcação atracar no porto para operações de movimento de carga e descarga.
O agente marítimo desempenha papel fundamental de comunicação entre uma embarcação e as empresas de transportes e armazenagem, despachantes aduaneiros, terminais de contêineres e operadores portuários.
É necessário que este profissional possua conhecimento na área jurídica e comercial relacionada com atividades portuárias, pois é ele quem providencia todos os registros e documentos necessários antes mesmo de o navio chegar ao cais.
O agente marítimo precisa também estar atento às informações passadas à Alfândega – caso ele não passe as informações corretamente, pode acabar pagando multas gravíssimas.
Além disso, quando alguma empresa deseja exportar ou importar produtos através de portos, ela entra em contato com o agente marítimo, pois este profissional está capacitado para fornecer as informações necessárias referentes ao processo de exportação/importação portuária.
Atualmente, existem cursos profissionalizantes que preparam o profissional para atuar na área.
Todo o navio possui um armador (“dono do navio”) que é responsável por prover a embarcação com aquilo que é necessário. O agente marítimo é o profissional que representa o armador nos portos diante das autoridades portuárias. Cada vez que um navio chega à um porto, o agente marítimo assume o papel do armador e o gerenciamento do navio. Vale ressaltar que o trabalho deste profissional se inicia dias ou até mesmo semanas antes da embarcação atracar no porto para operações de