Agente Manobrista IA
Nome: Haroldo Oliveira de Almeida Leite
Professor: Dr. Ivan Rizzo Guilherme
Ambiente
O ambiente em questão é uma vaga comum para carros em que os obstáculos existentes na situação encontram-se enfileirados com um espaço que representa uma possível vaga. O tipo de ambiente é Determinista pelo fato do agente já saber a sequencia de movimentos necessarios para colocar o carro na vaga, a partir da primeira leitura de dado que é a medida do espaço em questão.
Percepções
Para-se o automóvel ao lado da possível vaga. Através de sensores, o veículo verifica o tamanho dessa vaga para saber se será possível manobrar o carro e coloca-lo no espaço avaliado. Sempre que a vaga passar na avaliação do veiculo, ele inicia o procedimento de manobra mais viável pra a situação encontrada, utilizando como referência às respostas dos sensores instalados no veiculo.
Ações
Logo após a avaliação da possível vaga, o veiculo inicia uma serie de ações que o levarão a conclusão da tarefa requerida (baliza), são elas: Deslocar-se para frente, deslocar-se para trás, alinhar volante, virar volante para a direita, virar volante para a esquerda e emitir um sinal de conclusão da tarefa.
Objetivos
O objetivo desse agente é dar mais comodidade e segurança ao condutor do veículo.
Utilidades
Sistema automotivo útil para pessoas com pouca visibilidade de espaço disponível.
Arquitetura de agente
A arquitetura de agente adequada ao ambiente proposto é a do agente reativo simples, pelo fato das decisões serem tomadas a partir da leitura de sensores no veículo estimulados por objetos que compõem o ambiente.