A liderança nos contextos organizacionais a partir de filme lincoln
Na palestra vimos métodos e características de comportamento de um administrador, vimos que um administrador nunca pode estar regido por uma só política ou método administrativo, o administrador precisa ser flexível como mostrado a partir do filme.
1- Não mentir para sua equipe: um dos erros quase mortais de Lincoln no filme é que ele omite do secretário de Estado um acordo que havia feito com o líder dos republicanos para aprovar a abolição da escravatura. “Ele colocou em risco a confiança do principal funcionário”. Embora apontado como seu maior erro, também levamos a lição de que nem todas as informações devem ser compartilhadas com todos.
2- Respeito as regras: no filme, Lincoln resiste a dar dinheiro aos congressistas do partido Democrata, mas aceita dar empregos para que eles votem a favor da emenda abolicionista. Um presidente (ou ex-presidente) pode até sobreviver a um escândalo como esses.
3 – Cuidado para não ser um ditador: Embora seja um diferencial em um líder, insistir em suas ideias, devemos tomar cuidado para não tornarmos ditatoriais, e querer sempre impor somente o que pensamos.
4 – Visão e comprometimento: neste caso há um complemento do anterior, pois ao mesmo tempo em que devemos defender o que pesamos, também temos que cultivar nossos relacionamentos e estar comprometido com todos à nossa volta, e tudo isso deve ser feito com bom humor, isso é imprescindível em um líder. Com tudo vimos que o líder deve lidar e pensar em varias questões organizacionais ao mesmo tempo, está sempre orientando sua equipe, e ao mesmo tempo pensando nas metas da empresa, ter foco na solução de problemas esternos sem esquecer-se do lucro, ter equilíbrio emocional sem ser ingênuo e o mais importante de todos, ter a capacidade de mudar de ideia.
Edson Ferreira Lemos
RA - 0200.106.977