agente de viagem
O agente de viagem é comparado por fazer meio que a função de um ourives, ele transforma um diamante bruto em uma obra maravilhosa. Ele é o responsável por transformar o nosso sonho em realidade. Seu trabalho começa no diagnóstico da localidade escolhida, ele faz uma análise para saber qual a real vocação da região, os atrativos que ela possui a qualidade da infraestrutura turística e dos serviços oferecidos.
O agente de turismo e viagens é a figura que representa a principal pessoa que faz o contato direto com o cliente que deseja viajar. Tem a missão de prestar informações sobre as viagens e roteiros turísticos,
O Agente de Viagens é a pessoa encarregada de resolver os problemas de viagens de seus clientes. Para isso, faz reservas de voos hotéis, ingressos, emite bilhetes, providencia o aluguel de carros, orienta sobre a documentação necessária e dá dicas sobre o destino.
Para exercer bem essa função o agente deve ser uma pessoa desembaraçada, criativa, organizada, com boa capacidade de comunicação, possuir iniciativa, bom humor, alto astral, cultura geral e gostar do que faz.
A maioria pensa que agentes de viagem precisam trabalhar para uma agência de viagens para exercer sua função, mas na verdade o agente de viagens pode ser uma pessoa autônoma, montando seus pacotes, fornecendo os melhores preços e tarifas para seus clientes.
Mas as agências de viagens são as principais contratantes desses profissionais. Embora não seja previsto na legislação, muitas pessoas trabalham por conta própria e criam sua própria carteira de clientes. A comissão do agente de viagens varia de 5 % a 30 %. Muitas vezes, agências de turismo dão prioridade para contratar agentes que residem ou conhecem o local de destino de determinada viagem. Além de trabalhar como contratado em empresas de viagens, o agente também pode exercer sua profissão como autônomo, porém nas agências, além da comissão, recebe todas as garantias de um vínculo empregatício e salário