Meio Ambiente
A política nacional de resíduos sólidos , sancionada em 2012, prevê novas formas de gestão dos resíduos sólidos urbanos. Nessa nova lei, está prevista a logística reversa de resíduos recicláveis.
Dentro dos conceitos estudados, que resíduos deveriam prioritariamente receber atenção especial em relação a logística reversa?
São obrigados a estruturar e implementar os sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após uso pelo consumidos , de forma independente do serviço público de limpeza urbana, e de manejo dos resíduos sólidos , os fabricantes, importadores , distribuidores e comerciantes de:
- Agrotóxicos, seus resíduos e embalagens assim como outros produtos cuja embalagem, após o uso, constitua resíduo perigoso;
- Pilhas e baterias
- Pneus
- Óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens
- Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista
- Produtos eletroeletrônicos e seus componentes
Como poderia ser feita a recepção desses resíduos?
A recepção deve ser feita mediante a separação prévia dos resíduos sólidos (nos locais onde são gerados) , conforme sua constituição ou composição (úmidos, secos, industriais, da saúde , da construção civil, etc..) A implantação do sistema de coleta seletiva é um instrumento essencial para atingir essa meta.
Como poderia ser estimulada e ampliada a participação da população neste processo?e Como o governo deveria agir para que esses processos realmente entrassem em vigor?
Dar apoio à inclusão produtiva dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, priorizando a participação de cooperativas ou de outras formas de associação deste trabalhadores. Além de incentivar esse hábito dentro das residências, separando os tipos de lixo reutilizáveis.