Relatório Solução - Preparo e diluição
Resumo
A preparação laboratorial de soluções com uma dada composição exige que se cumpram determinados passos,independentemente de se pretender um título rigoroso [solução padrão (aquela solução cuja concentração é rigorosamente conhecida)].
Introdução
A solução é toda a mistura homogênea de duas ou mais substâncias, e é impossível separar o soluto do solvente por processos físicos. As soluções são constituídas por moléculas ou iões. Estas soluções podem ser classificadas de acordo com o estado da matéria, sólido, líquido ou gasoso, de acordo com a condução de corrente elétrica e também de acordo com as quantidades proporcionais de soluto e solvente.
Em relação à quantidade de soluto, há três tipos de soluções: soluções diluídas, concentradas e saturadas. Quanto maior for a quantidade de soluto presente num dado volume de solução, maior é a sua concentração. Por isso, nas soluções mais concentradas existe maior quantidade de soluto do que nas soluções diluídas, para um mesmo volume de solução.
Objetivo
Preparar uma solução aquosa de ácido clorídrico usando o título, densidade e massa molecular para depois calcular a concentração do HCl e em seguida, realizar a sua diluição.
PARTE EXPERIMENTAL
Materiais e Reagentes
Béquer de 150 mL
Bastão
Frasco
Béquer de 25 mL
Pera
Luva
Balão de 100 mL
Pisseta
Pipeta de 100 mL
Reagente
Procedência
Pureza
M.Molar
HCl
Dinâmica
37%
36,46
PROCEDIMENTO
Para encontrar a massa do reagente, foi feito uma série de cálculos usando o título a 37%, depois de encontrada a massa que no caso foi 440,3g ficou possível encontrar a concentração do ácido, que foi 12,08 mol/l (C1), logo em seguida foi calculado o volume necessário para preparar 100mL (V2) de HCl à 6 mol/l (C2) tendo o resultado do volume obtido igual à 49,7 mL (V1). Depois de feito todos os cálculos, transportamos 49,7 mL de HCl concentrado para um balão de 100 mL utilizando uma pipeta de 10 mL e uma pêra para sucção,