Agenciamento turístico - segmentação de mercado
O turismo é uma atividade de grande importância para os países e muito se destaca pelo elevado potencial de geração de emprego e renda e de atração de investimentos. Esta atividade se divide em diversos segmentos, dentre eles, iremos abordar o agenciamento.
O segmento das agências e operadoras de viagens possui um papel fundamental na promoção de serviços turísticos, na organização e na intermediação entre os clientes e determinados prestadores de serviços da área. As agências de turismo e viagens são as principais responsáveis por transformar o produto turístico em mercadoria. A finalidade desta pesquisa bibliográfica é apresentar o agenciamento de maneira simplificada, mas abordando os seus diversos aspectos. Faremos uma explanação sobre a origem, mostrando como e quem deu inicio a esta atividade, em seguida, apresentaremos o conceito deste segmento turístico. Também iremos expor algumas definições relacionadas às agências e aos profissionais da área, os tipos de agências com suas respectivas explicações, oposicionamento e o papel das agências na cadeia de turismo, as mudanças no setorconsiderando os aspectos que mais causam impactos no segmento e a informatização do mercado que tratará da atualidade e da problemática advinda da internet.
Origem A respeito do início da atividade de agenciamento turístico, é relevante destacar, aqui, as considerações de Andrade[1]:
“Não se sabe quando surgiu a primeira manifestação da existência de entidades ou serviços assemelhados ou idênticos aos que as atuais agências de viagens e turismo exercem. Deve ter sido na mais remota antiguidade, quando as pessoas – por insegurança, desconhecimento pessoal e medo de ataques e extravios – deslocavam-se em caravanas através de desertos, de campos e montanhas pelas águas dos rios e mares. A literatura clássica dos gregos e dos romanos parece sugerir sua existência; a História Medieval e os relatos de descobrimentos mostram que existia o agenciamento de viajantes para