Agencias de Rating
Diariamente, quando abrimos os jornais, ligamos a televisão ou o rádio, ou até mesmo no "boca à boca", nos deparamos com um termo que gera muitas dúvidas em muitos de nós, o tal do "rating" ou "agências de rating".
Mas afinal, o que são e o que fazem estas agências ?
As agências de Ranting realizam avaliações em empresas , governos , instituições , países ; atribuindo -lhes notas de grau de investimento se é seguro ou não E se estão em boas condições para pagar o investidor na data de acordo.
Estas agências são procuradas por investidores de todo o mundo para avaliar os riscos de emprestar ou investir dinheiro em certa empresa, país, ... ou seja, o investidor para para a empresa realizar pesquisas, visitas, estudar as circunstâncias sobre determinada destinação de seu cliente, avaliando assim de AAA- como o melhor grau de "confiança" até D- pior grau de "confiança" para investir.
Antigamente esses escritórios agiam de forma independente, devido à sua proliferação o governo dos EUA oficializou três agências, que hoje em dia são as mais conhecidas e conceituadas: Standard&Poor´s , Moody's , e Fitch.
Apesar de serem ótimas para investidores, são alvo de muitas críticas internacionais, por muitas vezes acabarem "errando" em suas análises, inteferindo assim na economia de um país ou na gestão e no grau de investimento de certas empresas, que são nitidamente afetadas por conta disto. Usando o Brasil como exemplo, recentemente a Moody's rebaixou a nota do Brasil para Baa3 (estável); isto poderá resultar na perda do grau de investimento e consequentemente no rebaixamento da nota Brasil, o que agravaria muito mais a crise na qual estamos passando.
"A verdade é que não existe, no momento, qualquer forma de substituição do trabalho que fazem e que é imprescindível para quem vai emprestar dinheiro. " - RTP Vítor