Agencia digital
Trouxe um novo enfoque dentro da teoria administrativa, uma visão mais voltada para o comportamento humano dentro da organização. Também conhecida como Teoria Behaviorista da Administração não pode ser confundida com a escola behaviorista que se desenvolveu na Psicologia com trabalhos de Watson baseados na comprovação experimental, em oposição ao subjetivo da época.
Origem
O confronto entre as Teoria das Relações Humanas e a Teoria Clássica, caminharam lentamente para um segundo estágio, a Teoria Comportamental onde critica a principalmente o “modelo da máquina”. Com o livro de Herbert Simon, O Comportamento Administrativo, em 1947, marca o inicio da teoria.
Motivação Humana
Para explicar o comportamento organizacional, a teoria fundamenta-se no comportamento individual de cada pessoa. Para explicar esse comportamento ela estuda a motivação humana, Maslow apresentou uma teoria da motivação, a pirâmide de necessidades do homem, classificadas em diferentes níveis e dividida em dois grupos, necessidades primarias e secundarias:
1°. Necessidades de auto-realização: trabalho criativo e desafiante; diversidade e autonomia; participação nas decisões;
2°. Necessidade de estima: responsabilidade por resultados; orgulho e reconhecimento; promoções;
3°. Necessidades sociais: amizade e colegas; interação com clientes; gerente amigável;
4°. Necessidades de segurança: condições seguras de trabalho; remuneração e benefícios; estabilidade no emprego;
5°. Necessidades fisiológicas: intervalos de descanso; conforto físico; horário de trabalho razoável;
Teoria dos Dois Fatores
Já Frederick Herzberg formulou a teoria dos dois fatores para explicar o comportamento das pessoas em situação de trabalho. Fatores Higiênicos (está fora do controle das pessoas, diz respeito a como a pessoa se sente em relação à empresa) e Fatores Motivacionais (está sob o controle do indivíduo, sendo um fator intrínseco, diz respeito a como a pessoa se sente em relação ao