Afro e índigena
Tema: Hábitos alimentares da cultura afrodescendente e indígena no Brasil
1 Introdução:
O Brasil sofreu influências alimentares de três povos: Os europeus, os indígenas e os africanos.
Hábitos alimentares é a seleção e consumo de alimentos disponíveis, incluindo formas de produção, armazenamento, elaboração e distribuição. Tais hábitos variam de acordo com a economia, o preço dos alimentos, a renda familiar, com a região, os ritmos e estilos de vida, a cultura, as tradições culinárias, etc.
Indígenas: A alimentação indígena, podemos dizer que é natural e saldável, pois eles consomem alimentos extraídos diretamente da natureza, conseguindo obter um alimento isento de agrotóxicos ou de outro produto químicos.
Os índios que não convivem muito com a industrialização ficam livres dos efeitos nocivos dos conservantes, corantes artificiais, ativadores de sabor e outros aditivos artificiais usados na indústria alimentícia.
Africanos: Aprisionados na África e viajados em péssimas condições até chegar ao Brasil, os negros não traziam consigo nenhuma bagagem e nem tão pouco ingredientes culinários nos bolsos. Porém, por outro lado trouxeram uma grande bagagem cultural.
Chegando ao Brasil precisaram reinventar a arte de cozinhar, porque estavam em um terreno totalmente desconhecido.
2 Objetivo
• Compreender os hábitos alimentares herdados dos indígenas e africanos no Brasil; • Conhecer e identificar hábitos e costumes culturais; • Localizar alimentos oriundos da tradição indígena e afrodescendentes; • Localizar, registrar e analisar informações; • Verificar o que se alguma coisa mudou com a industrialização.
Justificativa
Sabe-se que o Brasil é um país muito miscigenado, por isso, fica difícil saber a origem de nossos hábitos. Através deste procuramos compreender a diversidade alimentar dos brasileiros, sendo que cada região possui uma marca